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Como aumentar a massa muscular?

Muitos esportistas e atletas desejam um aumento de massa muscular magra, então, frequentemente recorrem somente ao aumento no consumo de proteínas. Essa tática também ajuda, porém, não é só isso que irá garantir o sucesso, do programa. Atente a: 

1. Siga um treino intenso e regrado (não falte!) com pesos de acordo com a programação de um educador físico. Somente um treino correto, intenso e bem feito é que irá garantir estímulo suficiente para a ruptura das fibras musculares; 

2. Adicione aos poucos de 500-1000 kcal/dia em sua alimentação. A adição deve ser gradual para acompanhar o aumento de intensidade dos treinos e evitar acúmulo de gorduras localizadas; 

3. Aumente o consumo de alimentos ricos tanto em carboidratos como em proteínas, como por exemplo: sanduíche de atum e/ou peito de frango, macarrão ao sugo com carne moída ou frango desfiado, pão integral com queijo branco, salada com atum e batatas, frango com batata doce, patinho com mandioca, etc.; 

4. Escolha fontes de proteínas e carboidratos baixos em gorduras ruins (trans e saturadas); 

5. Consuma gorduras boas para ajudar a alcançar as necessidades calóricas, como: azeite de oliva, açaí, oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes, amendoim, etc.), abacate, gordura de coco, azeitonas, pasta de amendoim, etc.;

6. Consuma diversas refeições ao longo do dia, para que os músculos frequentemente tenham aporte de energia e proteínas. Coma até se sentir plenamente saciado, afinal, o corpo precisa de calorias para aumentar o volume dos músculos de forma mais rápida; 

7. Aumente seu consumo de água durante o dia todo; 

Garanta tempo suficiente para descanso entre os treinos e boas noites de sono.

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